- PONTAS EXCESSIVAS DE ESMALTE
É o principal problema odontológico dos equinos e ocorre quando não há o desgaste natural dos dentes.
- ÚLCERAS
As pontas excessivas de esmalte podem causar lesões nas bochechas e na língua na hora da mastigação.
- GANCHO
Quando os pré-molares e molares estão desalinhados, se formam ganchos (como anzóis). É considerado gancho quando a altura do dente é maior do que o comprimento, na rampa é ao contrário.
- FRATURAS
As fraturas ocorrem acidentalmente devido a coices ou animais que enroscam os dentes nas cordas de fenos na baia. Na fratura pode ocorre a exposição do canal pulpar (parte viva do dente), gerando dor e desconforto ao animal.
- RETENÇÃO DE CAPA
As capas são restos de dentes de leite retidos. Se os dentes-de-leite estiverem muito moles ou apenas parcialmente presos na gengiva, eles podem causar desconforto e até lesões na cavidade oral. Cavalos afetados podem movimentar muito a cabeça, deixar comida cair da boca, resistir ao uso do bridão e, ocasionalmente, perder o apetite por alguns dias até que os dentes moles caiam. Quando o animal possui retenção de capas, estas devem ser removidas com equipamento adequado. Mesmo não estando mole elas devem ser extraídas desde que a “capa” contra-lateral correspondente já tiver caído e que estejam no período correto de troca.
- DENTE DE LOBO
A presença dos “dentes-de-lobo” podem causar problemas de comportamento em cavalos, pois interferem no uso do bridão e, por isso, estes dentes são frequentemente extraídos.
O dente de lobo pode ser extraído desde quando ele estiver presente, mesmo quando for localizado em baixo da gengiva. É recomendado que na fase de doma o dente de lobo já tenha sido extraído.
Leave a Comment