Hoje em dia, o cavalo é um animal muito utilizado em oportunidades de negócios, lazer e saúde, sendo que, cerca de 80% dos equinos do país continuam atuando em atividades agropecuárias, para o manejo de gado.
O Brasil possui em média 5,5 milhões de equinos, tendo apenas 700 mil destes animais registrados em algum Serviço Genealógico oficial. Independente de registrados ou não, o senso equino do IBGE mostra que a tropa brasileira está distribuída em todo o território nacional sem exceção, conforme mostra o quadro abaixo:
A maior parte dos equinos no Brasil se localizam na região Sudeste, seguida pelo Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Norte. O rebanho brasileiro é classificado como o maior da América Latina.
É imprescindível que haja cuidados especiais com os cavalos, e a alimentação é essencial para seu bom desempenho, diminuindo o risco de doenças e aumentando sua produtividade. Sabendo disso, os cuidadores destes animais são conscientes da importância da ração durante a preparação do equino, e esta notícia se torna fato comparando o setor de rações para equinos, que no primeiro semestre de 2014, teve o crescimento de 5,9% comparado ao ano anterior.
A equinocultura gera 643 mil empregos diretos e mais de 2 milhões de empregos indiretos no Brasil, com faturamento anual de 7,5 bilhões de dólares, emprega cinco vezes mais que a indústria automobilística e aero espacial brasileira.
Atividades esportivas como hipismo, equoterapia, ou até mesmo o prazer em montar, tem impulsionado positivamente a equinocultura, assim como a criação de centros de treinamento e de competições equestres. Por isso o setor de equinos cresce cada vez mais, interessando diversos investidores e empresários.
E o que isso tem haver conosco, especialistas em Odontologia Equina? TUDO! Imagine que, uma parte realmente considerável desses mais de 5,5 milhões de animais, onde, considerando, no mínimo, que são 700 mil domesticados, o quanto não existe trabalho pra nós! Lembra do texto da Importância da nossa profissão? Escolha as regiões de atendimento estrategicamente e dentro de suas possibilidades. Parcerias também são vitais nesse mercado, fique atento às oportunidades! E, claro, trabalhe com equipamentos que lhe garantam a mais alta qualidade, sempre.
Fonte: Meio Rural
Leave a Comment