A Odontologia Equina vem ganhando cada vez mais procura na área da medicina veterinária, trazendo novidades e melhores condições para vida do equino. Em habitat natural, cavalos selvagens passam horas se alimentando, enquanto os domesticados passam a ter alimentação restrita, diminuindo o desgaste natural e aumentando consideravelmente a necessidade de cuidados odontológicos.
O Equino em habitat natural se alimenta em média 18 horas por dia, fazendo um movimento anatômico, que faz ocorrer o desgaste dos dentes que crescem constantemente. Tratando-se dos criados em estábulos, sabemos que a alimentação torna-se mais restrita, sendo feitas em torno de três refeições ao dia, o que não é o suficiente para que haja esse desgaste dos dentes naturalmente. Essa falta de atrito torna necessária a avaliação bucal ao menos duas vezes no ano.
Falando de Mercado, nota-se que existe uma crescente onda de Veterinários que já fazem atendimento à campo à Equinos se especializando na área, para suprir a carência de temporadas mais baixas em outras áreas, principalmente se tratando da área de Reprodução, que mais sente a sazonalidade.
Conclui-se então que a Odontologia promove melhoras notáveis aos animais resultando em aumento de desempenho tanto nos aspectos físicos, atléticos, e até mesmo psicológicos, criando condições para que o cavalo desenvolva todo o seu potencial. Fora o fato de que é um mercado totalmente aberto e receptivo à novos profissionais.
Leave a Comment