Mesmo não tendo participação no processo alimentício dos cavalos, o Dente de Lobo pode se tornar um grande problema dentro da Odontologia Equina e do treinamento dos cavalos se não forem praticados certos cuidados, chegando até a ferir as bochechas do animal causando, inclusive, infecção e extremo desconformo ao animal.
Sabemos que problemas bucais em cavalos podem, inclusive, influenciar diretamente no desempenho e no humor desses animais. O Dente de Lobo, normalmente, é pequeno e inofensivo, mas pode acabar por atrapalhar, principalmente, no período de Doma. A extração deste dente é ideal para que o animal possa aderir melhor ao adestramento ficando mais confortável em relação à embocadura. Normalmente, indica-se a extração deste dente entre os 2 anos e 2 anos e 8 meses de idade.
Considerado o “1º pré-molar“, pode nascer de 1 a 4 Dentes de Lobo na arcada dentária do animal, portanto, pra você que é profissional do ramo da Odontologia Equina, é sempre bom estar aparamentado para retirá-lo.
Para a extração desses dentes, é sempre bom ter em mãos:
- Boticões para Dente de Lobo: quando se fala de extração dentária de equinos, a ferramenta mais importante é o Boticão. Com a evolução do mercado, já existem diversos modelos de boticões para cada tipo de dente do cavalo. Nesse caso, os boticões para Dente de Lobo normalmente tem angulação e “pegada” específica, pois o acesso não é tão simples assim.
- Alavancas Apicais: para descolar os dentes da gengiva e o preparar para extração, normalmente usa-se a Alavanca Apical. A afiação na ponta é imprescindível para que esse descolamento seja feito por completo.
- Martelinho: em casos mais específicos, pode ocorrer a necessidade de precisar exercer um pouco mais de força para descolar esses dentes das gengivas. Portanto, utilizado juntamente das Alavancas Apicais, o Martelinho (muitos optam por aquele modelo que se usa em Ortopedia) vem a calhar e pode quebrar esse galho.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=nRMaYzid4W4&w=560&h=315]
Leave a Comment