Cavalos foram domesticados na Península Arábica pela primeira vez há mais de 9 mil anos. Os vestígios desta civilização foram encontrados no sudoeste da província de Asir, juntamente com estátuas de animais como cachorros, cabras, falcões e um busto equino com cerca de três metros de altura. Esta dimensão de estátua nunca foi encontrada em qualquer outro lugar do mundo.
Já o primeiro contato do homem com cavalos pode ter acontecido há cerca de 50 mil anos, com a finalidade de obter carne, pele e até mesmo seu leite.
Há evidências claras de que no ano de 2.000 a.C. já existia a domesticação de cavalos, uma vez que os mesmos eram enterrados com suas carruagens. Mil anos mais tarde, os cavalos domesticados já eram usados na Europa, Ásia e norte da África.
Os cavalos passaram a ser utilizados na agricultura e servir como meio de transporte, além de ter seu poder aproveitado estrategicamente durante a guerra. Montado no animal, o guerreiro ficava maior, mais forte e rápido, dando assim mais poder para seu exército e intimidando seus adversários.
Hoje, o cavalo se tornou um animal querido, de fácil domesticação e com diversas funções importantes para nós. Devido a esse fato, sua presença acontece mais nas zonas rurais e em centros esportivos. Atualmente é muito utilizado para o esporte e também como forma terapêutica, auxiliando no tratamento de pessoas com doenças ou necessidades especiais.
Referência: Mundo dos Animais
Leave a Comment