Com qual incentivo e intuito essa sonda nasogástrica foi desenvolvida??
Até esse lançamento, havia apenas modelos de sonda nasogástrica em PVC no mercado brasileiro. Durante minha trajetória, tive a oportunidade de ouvir as dores de muitos profissionais da área sobre esse material e isso me incentivou a ir atrás de descobrir quais eram esses problemas em prol de soluciona-los, dito isso, validei algumas informações sobre a matéria prima, entre elas: O material endurece com baixar temperaturas, ressecam em temperaturas altas, aparecem porosidades internas e externas, dobra e pega memória. Devido a esses fatores, além de dificultar a introdução, pode machucar a mucosa do equino, trazendo sangue durante sua retirada.
O pvc, por ser muito liso, gruda nas paredes internas do cavalo se ficarem por um longo período introduzida em um tratamento ou lavagem estomacal. Durante a pesquisa, observei também que nem todas as sonda contam com um encaixe de mangueira em seu bucal, além disso, devido a delicadeza de sua estrutura ele pode rachar ou descolar.
Durante todos esses anos do mercado gástrico equino, não havia uma opção menos nociva para o animal, e mais durável ao mesmo tempo, por esse motivo, a quase 15 anos atrás busquei alternativas internacionais e inicialmente importei a linha de PVC de mais alta qualidade. O único problema era seu valor extremamente elevado, o que dificultava sua introdução na rotina veterinária em massa.
Pelo motivo dessa dificuldade, resolvi deixar “de lado” esse projeto para focar em suprir outras lacunas que haviam no mercado, como novos equipamentos ortopédicos, odontológicos, cirúrgicos e muito mais.
Eu sempre tive em mim a vontade de fazer a diferença na medicina veterinária brasileira e para isso, sempre que pude, me joguei na estrada e fui atrás de acompanhar cursos, procedimentos, cirurgias e consequentemente criar relações com alguns profissionais que até o momento atual nos ajudam com a produção e validação de novos equipamentos, tudo isso em prol de facilitar a vida do médico veterinário e garantir aos pacientes o carinho e atenção que eles precisam de nós, empresas que desenvolvem equipamentos veterinários.
Como foi o processo de desenvolvimento e pesquisa?
A ideia do desenvolvimento surgiu a pouco mais de um ano. Um belo dia eu me deparei com uma dessas sondas internacionais, ela estava esquecida a muito tempo aqui na Ortovet. Nesse momento eu tive um estalo e me vi mais uma vez com o mesmo pensamento que tive a 15 anos atrás: “Porque até hoje não buscaram alternativas melhores para um produto que pode ser tão nocivo?”.
E então, movido pelo desejo de ver os profissionais brasileiros tendo acesso a equipamentos de alta qualidade e tecnologia, eu me senti novamente tomado por um antigo propósito: “Eu mesmo vou trazer isso para o Brasil”, sentimento parecido com o que eu havia experimentado quando decidi a 28 anos atrás trazer a ortopedia e a odontologia equina para nosso pais, já que antes da Ortovet ser fundada, os profissionais dessa área teriam que viajar para o exterior para adquirir seus instrumentais de trabalho.
Com esse objetivo em mente, juntei uma equipe com engenheiros químicos, mecânicos, fabricante de materiais adesivos, produtores de molde e todos os outros profissionais necessários para tornar essa meta realidade. Em paralelo, iniciei incontáveis pesquisas para descobrir o material hospitalar ideal e apresentei para alguns amigos e profissionais na ABRAVEQ de 2023 com o intuito de receber opiniões de quem está sentindo a dor na prática.
Juntei diferentes opiniões e sugestões, compartilhei com o engenheiro, montamos peças de diferentes diâmetros e enviei esses projetos para a validação prática com diversos veterinários, como o Dr. Reinal de Campos do Jockey, da EQUICENTER, o Professor Dr. Luiz Claudio da Usp e muitos outros parceiros até chegar no padrão de qualidade que é hoje.
Quais processos levaram a precificação da sonda nasogástrica softvet?
Todo processo de criação e desenvolvimento há uma produção complexa por trás. Tivemos que desenvolver diversas ferramentas de acabamento e moldes extremamente complexos e estudados, tanto para a sonda quanto para o bucal com encaixe para mangueira.
Durante quase 1 ano esse projeto exigiu uma grande dedicação, dito isso, a precificação foi apenas a ultima etapa. Mesmo considerando todo o custo de produção, pesquisa, material, embalagem, distribuição e engenheiros, ainda sim conseguimos chegar em uma cifra muito dentro do que esperávamos. Com essa realidade, conseguimos trazer para o Brasil um material de extrema qualidade com um valor totalmente acessível dentro da realidade de nossa nação.
Agradecimentos
Eu não posso deixar de agradecer todos que nos acompanharam nessa empreitada; A Deus, a Minha esposa Tercia, ao pessoal da USP, do JOCKEY, nossos clientes e parceiros, ao meu grande filho Breno e toda nossa equipe de colaboradores e amigos. Tudo isso me trás uma grande felicidade e alimenta ainda mais o meu desejo de criar e trazer revoluções ao mercado.
Leave a Comment