Os equinos criados em baias acabam aprendendo alguns hábitos ou comportamentos anormais. Um deles é a aerofagia, que provoca algumas consequências negativas como: perda de peso, má ingestão de alimentos, cólicas, desgaste dentário entre outros.
A aerofagia é a ingestão excessiva de ar pela boca. Causa problemas inclusive dentro da odontologia equina, por forçar os dentes superiores na borda da baia, tendo baixo rendimento nas atividades e pela má ingestão do alimento. Somente pela má ingestão de ar, o cavalo pode começar a desenvolver cólica, gerando gastrite.
A aerofagia muitas vezes é desencadeada pelo stress ou por conta da falta de exercícios. O cavalo pode vir a aprender por acaso ou observando os outros que praticam esse fenômeno.
Não existe uma cura para esse comportamento, mas sim formas de prevenção. Abaixo, algumas delas:
– Colocar mais feno ou ate mesmo trocar a ração: Isso acarretará mais tempo de mastigação. Se você mantiver a boca do animal sempre ocupada, sobra menos tempo para ociosidade. Lembre-se sempre de respeitar os horários das refeições que você já estabeleceu!
– Manter os cavalos sempre junto de outros animais: Pode ser uma ótima forma de manter o animal distraído e entretido, fazendo o tédio passar longe!
– Coloque uma janela na baia para que haja vista do campo: Por incrível que pareça, o simples fato do cavalo ter a vista do campo já serve de entretenimento, mesmo que muito limitado. Mais uma distração para o animal pode diminuir a probabilidade de ele adquirir este comportamento.
Fonte: Revista Horse, Comportamento Equino
Leave a Comment