Você sabe os principais Cuidados para manter seu Cavalo Saudável?
Para manter um cavalo saudável, é necessário equilíbrio entre alimentação, exercícios e boas condições de seu ambiente de vivência. É também importante manter a vigilância e possuir a sensibilidade de perceber quando algo está errado com o animal, e isso vem principalmente com a experiência ganhada no dia a dia.
Levantamos aqui pontos de alta relevância quando o assunto é o cuidado equino. Os apontamentos vão desde sobre como encontra-se o espaço que ele fica até alimentação, exercícios e até mesmo o estado de seus cascos.
– Verificação diária
Durante essas verificações deve-se procurar sinais de doenças, ferimentos ou lesões através da observação do animal ainda preso, avaliando sua totalidade.
Analisar os olhos, reparando se estão limpos, brilhantes e sem corrimento é de extrema importância, pois pode haver acúmulo de poeira e consequentemente irritação. O mesmo acontece com o nariz.
Com as mãos, o avaliador deve fazer movimentos descendentes em todo o corpo do animal, não esquecendo das patas, procurando por feridas, inchaços ou anormalidades.
Perceber a respiração medindo o pulso, e tirando a temperatura também são importantes para perceber se existem anormalidades com o cavalo.
É interessante também trotar o cavalo em uma superfície dura, pois desta forma dará para verificar se há claudicações, ou seja, dificuldades de se movimentar.
– Alimentação
A alimentação varia muito de um cavalo para o outro, por isso é importante levar em consideração sua raça, idade e funcionalidade na hora de definir sua dieta. Portanto, se não houver uma alimentação adequada, o animal pode tanto sofrer de anemia, quanto ficar obeso. Sendo assim, o proprietário deve se atentar para a disponibilidade de água limpa e fresca também faz parte de uma boa alimentação.
– Limpeza
A limpeza deve ser efetuada antes e depois da montaria no cavalo. Na maioria das vezes, é feita através da escovação, porém quando o equino está muito sujo, é necessário lavar com água e o shampoo adequado. Este é um ótimo momento para verificar a condição dos cascos e do pelo do animal, além de mantê-lo brilhante.
– Desparasitação
Precisam ser desparasitados de 4 a 6 vezes por ano, podendo variar dependendo de sua utilização, seu ambiente de descanso, sua alimentação e do contato mantido com outros cavalos. A idade, raça, resistência, época do ano e saúde do animal de modo geral são critérios que ajudam o médico veterinário a definir a vacina mais apropriada para o cavalo, portanto fique atento!
– Cascos
O recomendado é aparar os cascos do cavalo em média a cada 6 semanas. É interessante lavar cuidadosamente cada um dos cascos no final de cada passeio, verificando se existe algum tipo de lesão ou ferimento. O espaço prolongado entre cada ferração pode ser prejudicial ao equino, causando doenças e lesões profundas.
– Dentes
Os dentes dos cavalos devem ser inspecionados regulamente, no mínimo uma vez ao ano. A odontologia equina é de extrema importância na hora de manter a saúde e bem estar do animal, uma vez que o não cuidado com os dentes e feridas na boca podem causar desconforto e estresse ao equino, além de levar o animal a morte.
– Estábulo
Por ser o abrigo que protege o animal das condições climáticas, oferecendo uma área limpa, seca e com boa temperatura, o estábulo deve ser bem cuidado, se manter limpo e dispor de todos os objetos que são necessários para a vivência do animal. Portanto, é necessário que o cuidado seja recorrente e o animal esteve confortavelmente mantido.
– Movimentação e exercícios
Os equinos precisam se exercitar para se manter saudáveis e em forma, além do enclausuramento causar estresse no animal, o tornando mais agressivo e pela falta de movimentação, mais fraco. Então, atente-se com a rotina de exercícios e movimentações de seu animal.
– Prevenção
Se houver acompanhamento por um médico veterinário, mesmo o animal estando com sua saúde em perfeito estado, as chances de adquirirem doenças diminui significativamente. Os maiores cuidados devem acontecer com potros, cavalos mais velhos e aqueles que já possuem algum tipo de doença ou problema de saúde. Portanto, mantenha as avaliações físicas preventivas em dia!
Referência: Mundo dos Animais
Leave a Comment