Odontologia Equina: da origem aos dias atuais

Odontologia Equina da Origem aos dias atuais

O cavalo sempre desempenhou papel importante no desenvolvimento, expansão e capacidade de sobrevivência de civilizações, porém, os dentes dos equinos só começaram a ser avaliados quando o cavalo passou a ter valor comercial. A odontologia equina tem sido praticada há centenas de anos, sendo que o primeiro registro foi em 600 a.C, na China, onde a idade dos equinos era estimada pelos dentes incisivos. Em 384-322 a.C, na Grécia,  além de estimar a idade, foi registrada também as doenças periodontais, levando ao surgimento da extração de dentes caninos e técnicas cirúrgicas em tecidos orais moles. Já no início do Séc. XIII (d.C) a Europa Central deu inicio à prática da extração dos dentes caninos e incisões no diastema a fim de promover maior sensibilidade dos equinos aos comandos de embocadura e facilitar os treinamentos (PAGLIOSA, 2004; AMERICAN VETERINARY DENTAL COLLEGE, 2013; ARCHANJO, 2009).

A Odontologia Equina em séculos passados

Até o Século XIII eram realizados poucos procedimentos odontológicos preventivos e estes se limitavam apenas ao desgaste dentário. A partir de 1762, com a criação da Escola de Veterinária de Lion, na França, foram iniciadas práticas mais tecnicamente apuradas na odontologia. Apesar dos procedimentos odontológicos serem realizados de forma grosseira entre os anos 70 e 80, os resultados eram tão satisfatórios que proprietários e treinadores verificavam melhoria no desempenho e na eficiência alimentar dos animais após tais práticas (PAGLIOSA, 2004).

shapeimage_2.png

Ao final do século XIX já circulavam os primeiros profissionais do ramo (fonte: tuneupequine)

Entre 1880 e 1895 foram criadas nos Estados Unidos as primeiras escolas de odontologia equina, formando os chamados “práticos” que devido ao uso de equipamentos inadequados e pouco conhecimento acerca do animal, acabavam fraturando a mandíbula dos equinos e até mesmo levando a morte. Porém após a criação de faculdades veterinárias, essas escolas foram extintas e os veterinários passaram a se dedicar ao tratamento odontológico em equinos (EASLEY et. al, 2010; PAGLIOSA, 2004).

Enfim, a evolução do segmento da Odontologia Equina nos dias de hoje

Atualmente, a odontologia equina tem ganhado destaque por ser uma área de grande importância tanto no treinamento dos equinos, como na mastigação, aproveitamento de alimento e fatores nutricionais. Estudos em odontologia estão se desenvolvendo e crescendo cada vez mais, formando médicos veterinários especializados na área. Este crescimento é acompanhado por proprietários que buscam melhor manejo, conforto e nutrição para seus animais, gerando melhores resultados em esportes equestres.

 

REFERÊNCIAS

AMERICAN VETERINARY DENTAL COLLEGE. Brief History of Equine Dentistry: Equine Dental Specialty, 2013. Disponível em: <www.avdc.org/Brief_History_Equine_Dentistry.pdf> Acesso em: 11 de Julho de 2017.

ARCHANJO, A. Odontologia Equina: uma história. Disponível em: <www.revistahorse.com.br> Acesso em: 11 de Julho de 2017.

EASLEY, J.; HATZEL, J. The history of equine dentistry. In:____. Equine Dentistry

.3ed. United States of America: Elsevier, 2010. p. 12-25

PAGLIOSA, G. M. Aspectos fisiopatológicos e terapêuticos das odontopatias adquiridas: doenças periapical, periodontal e infundibular. VI Congresso Brasileiro  de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária. Mini-curso de Odontologia Equina. 2004.  Indaiatuba – SP.

 

Texto por: Beatriz Dantas Fernandes, 9º período, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Sousa/ PB.

Revisão e Edição: Deivisson Aguiar, Médico Veterinário.

Tags:
Leave a Comment